Em muitos tratamentos ortodônticos, para sua correta finalização, há a necessidade de reposição de um dente ou vários. Também há casos em que o tratamento ortodôntico objetiva melhorar o alinhamento dental e recuperar o espaço para eventual reposição dentária.

Atualmente, o implante dental é o melhor meio de reposição de dentes perdidos. São raízes artificiais compostas de titânio, um material biocompativel com o organismo que restabelece tanto a função mastigatória quanto a estética da região afetada. O implante dental  é instalado no osso da maxila ou mandíbula substituindo a raiz de um dente perdido.  Sobre o implante é colocada a prótese, ou seja, a coroa do dente.

O sistema de implante envolve, portanto, duas etapas distintas: fase cirúrgica, quando são instalados os parafusos ou cilindros (implantes) e a segunda fase protética, quando da elaboração da prótese sobre o implante ou implantes. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.